O que é preciso fazer antes de colocar aparelho ortodôntico.

A correção do posicionamento dentário é um dos principais motivos que levam as pessoas ao dentista. Colocar aparelho ortodôntico para alguns pode até significar moda ou status, mas na verdade é um tratamento sério que envolve estruturas nobres e deve ser feito apenas quando realmente há indicação de correção dentária. Entenda agora quais são as etapas necessárias que se deve passar previamente a colocação do aparelho ortodôntico.

Exame Clínico

O exame clínico nada mais é do que a avaliação do dentista diretamente na boca do paciente. Através deste exame o dentista terá capacidade de determinar se existe ou não a necessidade de se colocar aparelho ortodôntico. Serão avaliadas também a presença de lesões, inflamações e doenças bucais como gengivite, cáries, granulomas e etc. O exame clínico é fundamental para determinar os próximos passos até que possa realizar a colocação do aparelho ortodôntico.

A condição de higiene bucal também será avaliada. Não é indicado iniciar um tratamento ortodôntico em condições de saúde bucal deficiente. Você precisa estar com a gengiva saudável e com os dentes íntegros ou restaurados.

Tratamentos prévios a colocação do aparelho ortodôntico

Se após o exame clínico for constatada a presença de alguma doença ou lesão o próximo passo é realizar o tratamento das mesmas. Se houver algum dente com cárie profunda e necessitar de tratamento de canal é essencial que ele seja feito o quanto antes. Pessoas que apresentam inflamações na gengiva e presença de tártaro devem fazer um tratamento periodontal, melhorar suas condições de saúde bucal para depois que a gengiva não possuir inflamações ter condições adequadas para a colocação do tratamento ortodôntico. Em casos de restauração inadequadas e presença de infiltrações também é importante que se faça o tratamento destes dentes previamente a colocação do aparelho. A limpeza de toda a cavidade bucal também é essencial pois quando se coloca o aparelho dentário a higiene bucal torna-se mais difícil e demanda maior cuidado.

Dica: não comece o seu tratamento ortodôntico antes do tratamento das doenças bucais existentes.

Exame Radiográfico e documentação ortodôntica

A documentação ortodôntica é um conjunto de exames que são feitos em um local específico. Esses exames geralmente compreendem radiografias, fotografias, modelos de estudo e traçados cefalométricos. Através da análise deste conjunto de documentos é possível ser feito um plano de tratamento ortodôntico. É através dele que o dentista saberá quais são as necessidades, possibilidades e limitações que o paciente possui para a realização do tratamento ortodôntico. A documentação é fundamental para que o tratamento possa seguir um rumo correto e conseguir alcançar todos os objetivos de correção dentária. Sem a documentação não tem como saber quais as reais possibilidade, então não tem como tratar o que não se entende.

Ficou alguma dúvida? Se desejar perguntar algo sobre a colocação do aparelho ortodôntico ou a respeito de como funciona o tratamento ortodôntico não deixe de comentar logo abaixo.

4 Comentário
  1. Josenilda

    Depois de chegar os exames pode colocar o aparelho no mesmo dia?

  2. Natalha Santos

    tendo dos dentes quebrados na boca e estragados pode – se usar aparelho pra concerta os outros da frente que são tudo torto ?

  3. admin

    Olá Natalha.
    O ideal é fazer todo o tratamento clínico e adequar a higiene oral antes do tratamento ortodôntico. Imagine que o próprio aparelho vai dificultar a higiene e, portanto, piorar todo a situação que não estiver controlada(cáries, gengivites, cálculo dentário, má higiene), então se não tiver o cuidado prévio o paciente pode acabar tendo outros problemas maiores.

    Espero ter esclareecido
    Obrigado

  4. admin

    Boa tarde Josenilda,

    Depende do seu dentista.
    Entretanto entenda que o aparelho é um tratamento, ou seja, precisa ser muito bem planejado para otimiza-lo, prever as necessidades, esclarecer quanto as possibilidades e após tudo isso pode colocar o aparelho.

    Espero ter eclarecido.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: