fbpx

Dente de leite tem raiz ou não?

Quando os dentinhos de leite do seu filho começarem a cair, você vai observar que eles não têm raiz. Isso acontece geralmente quando o dente já está tão molinho que cai sozinho. Mas saiba que sim! O dente de leite tem raiz antes de cair.

É por meio dessa raiz que o dente de leite se sustenta na gengiva. Mas por que então não a vemos quando o dentinho cai? Esse é um dos segredos da troca da dentição que a gente vai te contar agora!

A raiz do dente de leite some?

Sim! Isso acontece porque os dentes permanentes precisam aparecer. E para isso, eles absorvem a raiz dos dentes de leite, que ficam sem sustentação. É por isso que os dentinhos de leite amolecem e caem. Faz sentido, não é mesmo?

Esse sumiço é chamado de rizólise na odontologia e é super importante para o desenvolvimento da criança. Afinal, os 20 dentes de leite dão lugar a 32 dentes permanentes, que são maiores e desempenham outras funções.

Como o dente de leite tem raiz e desempenha diversas funções na infância da criança, como a mastigação, a fala e a marcação de espaço, não é indicado tirar o dente de leite sem que isso seja feito por um dentista. Isso porque uma alteração nesse processo natural aumenta as chances de futuros problemas ortodônticos, como o crescimento desarmônico do rostinho da criança. Então já sabe: nada de arrancar o dentinho à força!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *